IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL). O evento, a decorrer na cidade da Praia (Cabo Verde) de 17 a 20 de Outubro de 2017, será organizado pelo Governo de Cabo Verde em parceria com a Rede Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e o seu Grupo de Trabalho no DEL, através do Fundo de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), a Organização das Regiões Unidas (ORU FOGAR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Município e a Cidade Metropolitana de Turim, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Fórum faz parte de um processo contínuo que visa facilitar o diálogo e promover intercâmbios sobre o Desenvolvimento Económico Local (DEL) entre uma grande variedade de partes interessadas envolvidas. Também visa encorajar a cooperação concreta e promover ações conjuntas que possam ajudar a elaborar a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Humano Sustentável no nível local.
O processo do Fórum começou, em outubro de 2011, com o Iº Fórum Mundial de LED realizado em Sevilha (Espanha). Intitulado “Planeamento, Economia e Governança Local: novas perspetivas para os tempos de mudança”, o 1º Fórum proporcionou a oportunidade de apresentar as experiências territoriais de 47 países sobre como preencher a lacuna entre a contextualização do desenvolvimento econômico e a sua aplicação prática no
Desenvolvimento humano sustentável.
Em outubro de 2013, realizou-se em Foz do Iguaçu (Brasil) o IIº Fórum Mundial de LEDs, reunindo representantes de governos locais, regionais e nacionais, representantes de organizações multilaterais, acadêmicos e instituições de cooperação internacional, bem como organizações sociais e econômicas de 67 países. As conclusões do 2º Fórum: “Diálogo entre territórios: outros pontos de vista do desenvolvimento económico local” centraram-se, num contexto de crise económica mundial, nos instrumentos de criação de parcerias público-privadas a nível local, em particular na facilitação das políticas de descentralização de interação entre o setor público/privado e a sociedade civil.
Em outubro de 2015, a terceira edição do evento, celebrada em Turim (Itália), proporcionou uma oportuna oportunidade para considerar a abordagem do DEL como um importante meio para implementar a Agenda
2030 para o Desenvolvimento Sustentável no nível local. Uma agenda transformadora e ousada que através da abordagem do DEL pode se tornar uma realidade para todos. Com delegados de mais de 120 países, o Fórum
propiciou uma reflexão crítica e discussões criativas sobre como podemos fazer as coisas de forma diferente para melhor responder aos principais desafios que são apresentados na nova agenda de desenvolvimento.There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words which don’t look even slightly believable.
Neste contexto, o 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local proporcionará uma nova oportunidade para discutir aprofundadamente e partilhar experiências sobre como, através da abordagem do DEL, será possível lidar com as crescentes desigualdades e alcançar um desenvolvimento mais justo, igual e sustentável para todos.
O evento apresenta-se como uma plataforma para analisar criticamente experiências e suposições e aprofundar três áreas temáticas principais em torno de DEL como fundação para: i) territórios integrados e coesos, ii) sociedades resilientes e pacíficas em contextos frágeis e iii) economias sustentáveis e inclusivas.
Do Governo, esperamos a vossa participação no 4º Fórum Mundial de DEL, que, no quadro de um diálogo aberto e participado a que se pretende, será de grande importância, pois seus resultados dependem de nossos esforços coletivos.
Aproveitamos este ensejo para reiterar a nossa elevada consideração.